Depois de muito esperar, a exposição “O Mundo de Tim Burton” finalmente chegou no Brasil! O MIS (Museu de Imagem e Som) foi o primeiro local da América Latina a receber a exposição. Foi originalmente montada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em 2009, passando por países como Canadá, Austrália, França e Japão.
A tão esperada exposição estreou no dia 04 de fevereiro e vai até o dia 15 de maio desse ano. Os ingressos são liberados por lotes e a procura é muito grande, tanto é que comprei meu ingresso em outubro de 2015.
Um dos meus filmes preferidos do cineasta é a Noiva Cadáver! O Estranho Mundo de Jack também, mas confesso que demorei muito pra assistir, pois quando criança ele me dava um pouco de medo, haha. Mas é essa mescla do divertido e do sombrio que caracteriza suas obras. Tim Burton tem um estilo diferente e único, pois isso o amamos!
Assim que cheguei na rua do MIS e avistei esse painel, meu coração já acelerou de tanta emoção! Logo na entrada tem uma lojinha oficial da exposição. Tem vários itens, como catálogo, camiseta, guarda-chuva, caneta, marca páginas, postais, lápis… Não sei se foi bom ou ruim ter meu cartão de crédito na bolsa…!
Infelizmente, só pode tirar foto na entrada! Fiquei muito chateada, mas dá pra entender, né? Então as fotos abaixo são do MIS e da Letícia Godoy.
Na entrada, você é engolido por um monstro e assim que sobe as escadas, tem uma mostra com filmes antigos que inspiraram o artista. Subindo mais um pouco, você se depara com uma espécie de carrossel cheio de cabeças do Jack que, conforme o movimento, vão mudando de expressão! Continuando o caminho da exposição, há vários desenhos que são engraçados e ao mesmo tempo um pouco assustadores. Para entrar na segunda parte, você pode escolher entre descer as escadas ou pelo escorregador. Sim, tem um escorregador montado no museu, mas é claro que eu desci as escadas!
Em seguida, você encontra esse boneco gigante que movimenta os olhos em direção a pessoa que acena para ele. Nessa seção, é apresentado obras de um projeto pessoal de Tim Burton. Entre 1992 e 1999, o artista usou uma câmera instantânea rara, de grande formato, 20 x 24, para produzir uma série de cópias polaroides superdimensionadas. Essas obras aparecem nos quadros atrás do boneco. Elas são tão realistas que é difícil dizer se as imagens foram pintadas ou fotografadas!
Tim Burton foi criado em Burbank, Califórnia, um subúrbio norte-americano atrás das colinas de Hollywood, proporcionando a seus moradores a visão traseira do famoso letreiro! Desde pequeno, ele aprendeu a transformar suas frustrações e seus sentimentos em arte. Essa parte mostra projetos que foram interrompidos em diferentes estágios de desenvolvimento. Em uma entrevista, Burton diz que essa é a sala mais triste de todas.
“Começo a desenhar sem saber se vai sair dali um personagem novo”. Um dos projetos que eu mais gostei, foi a Chapeuzinho Morta, de 1981.
A mostra reúne cerca de 500 itens, incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca vistos, pinturas, storyboards e bonecos de sua vasta filmografia. E outros projetos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor. Foi muito emocionante estar pertinho dos rabiscos em guardanapos desse grande artista! São vários guardanapos e um desenho mais legal e interessante que o outro!
Na última parte, há esboços e bonecos de alguns personagens de seus filmes. É muito interessante a ideia do Tim de criar várias versões de um mesmo personagem. Fiquei encantada com os desenhos da Noiva Cadáver, mas fiquei decepcionada por não ver o boneco dela, do Victor e de outros personagens do filme no MIS. Também esperava encontrar um espaço para o filme Alice no País das Maravilhas, mas não tinha! Uma pena!
Contei um pouquinho só do que tem na exposição, mas garanto que vale muito a pena ir lá e conferir tudo de perto! Adorei, valeu a pena ter ido com certeza, mas senti que faltou algumas coisas.
Para quem quer ver a exposição online, pode conferir um pouco do que teve na expô do Museu de Arte Moderna de Nova York, através desse link: MoMA Tim Burton.
Se você também foi, deixe nos comentários o que mais gostou!
Um beijo e até o próximo post!
Eles não deixam fotografar a exposição? Não acredito… Vou tentar ver a exposição terça-feira que vem e estava louca para fotografar!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não… Só pode fotografar na entrada mesmo! Uma pena, né? Mas a exposição tá muito bacana! Vale a pena ir!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa que fantástico, eu tbm adoro a noiva cadáver, tanto de dei os nomes dela e do noivo dela para meus gatos, pena que o Jack (meu gato) morreu. Ah é fiquei com medo daquele esqueleto kkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amo essa animação! Nem sei quantas vezes eu já assisti, rs
CurtirCurtir
Deve ter sido bem legal, sempre quis ir. Adoro exposições, tem muitas coisas novas pra gente conhecer!
Beijos ❤
http://www.placestyle.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade! Também AMO! ♥
CurtirCurtir
Queria ir na exposição adoro os filmes do Tim burtom sempre quando passa algum eu vejo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu tbm! São ótimos, né?
CurtirCurtir
O Estranho Mundo de Jack é um dos meus filmes favoritos, e eu sou apaixonada pelo Tim Burton… Ai como eu queria que essa exposição viesse pro Rio, eu ia dormir na fila só pra garantir meu lugar… rsrs Amei muito de verdade! Quero muito ver essa exposição…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ahhhhh, o cara arrasa!!!! A expô é sensacional!
CurtirCurtir
Que incrível, fiquei com vontade de conhecer!
CurtirCurtido por 1 pessoa
❤
CurtirCurtir
Ah, amo os filmes dele! Noiva cadáver, estranho mundo de jack, Edward mãos de teusoura são meus preferidos! Queria muito ir nessa exposição.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tbm amo! Ele é muito talentoso!
CurtirCurtir
Por mais que eu não goste nem do filme e nem desses personagens, eu amei conhecer um pouco sobre o artista, amei seu post. Os personagens me dão medo por isso nunca assisti ao filme. Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ahhhhh que bom que gostou! Fico feliz, obrigada!
CurtirCurtir